Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 



Total de visitas: 664
O PODER DAS ERVAS!!

 

A História antiga mostra mulheres "bruxas" utilizando ervas para aliviar dores, baixar febres, estancar sangramentos, proporcionar fertilidade, facilitar partos ou provocar abortos e, porque não?, restituir a juventude, a beleza física.
Flores, plantas e ervas eram utilizados em diversos templos das mais variadas seitas, em todas as partes do nosso planeta. Era uma forma de agradecimento, um simbolismo ou simplesmente decoração.
A Bíblia menciona as ofertas dos reis magos ao Cristo Menino, incenso (olíbano), mirra e ouro. A mirra e o incenso eram produtos tão valorizados quanto os metais nobres ou pedras preciosas, eram utilizados em perfumes, cosméticos e remédios, além de serem utilizados por seus atributos mágicos e religiosos.
Os egípcios empregavam a mirra no culto ao deus Sol e como ingrediente na mumificação. Suas qualidades anti-sépticas já eram conhecidas.
Gregos, romanos, babilônios, árabes, hindus e chineses, entre outros povos, utilizaram demasiadamente plantas aromáticas.
Nos dias de hoje algumas correntes esotéricas utilizam aromas de plantas para chegar a estados de meditação ou como fonte de cura, é a Aromaterapia, que compartilha de princípios da medicina herbária, homeopatia e acupuntura.
Vamos conhecer agora algumas ervas, que servem tanto para um BANHO DE PROTEÇÃO, HARMONIZAÇÃO E LIMPEZA, QUANTO PARA SEREM QUEIMADAS (SECAS) PARA UMA BOA E PODEROSA DEFUMAÇÃO.

Alecrim: Pequeno arbusto da família das Labiadas. Suas folhas são esverdeadas na parte superior e brancas na inferior. Gosta de regiões quentes. Desde a Roma antiga suas folhas estão associadas à imortalidade. Propicia a fertilidade, boa memória, vida longa e protege a região da garganta.

Alfazema: é um grande arbusto da família das Labiadas, originária da Europa, que apresenta flores azuladas. Estimula o cérebro, transmite calma, sabedoria. Indicada para problemas de reumatismo e para tonificar o couro cabeludo. Segundo alguns esotéricos essa é a planta dos anjos.

Arruda: Planta de odor muito forte e marcante. Suas pequenas folhas são de um tom verde escuro e fosco. Deve ser usada com cuidado pois pode ser tóxica. Espanta mau olhado e afugenta forças negativas.

Comigo-ninguém-pode: planta altamente tóxica. Suas folhas longas e verde escuras possuem pequenas manchas claras, "pintadas" sobre a superfície. Já eram usadas pelos índios ticunas no preparo do veneno chamado "curare". Seu uso evita que palavras sejam usadas contra quem o leva.

Guiné: o uso interno dessa planta é desaconselhado por ser muito tóxica, é inclusive abortiva. Alivia dores quando aplicada na pele sobre um ferimento ou dores de cabeça. Essa erva afasta o mal criando um "escudo" protetor ao redor de quem a utiliza como peça de adorno ou amuleto.

Hortelã: Planta de odor ativo que propicia habilidade e perspicácia. Alivia dores intestinais e hepáticas. Também é aplicada em queimaduras para aliviar a dor e restabelecer a pele.

Malva: essa planta foi usada como remédio já no séc. VIII a.C. Segundo os seguidores de Pitágoras a Malva é uma planta sagrada que liberta o espírito da escravidão das paixões. Seu uso proporciona a calma e boa saúde.

Manjericão: é uma planta de origem africana, muito utilizada em saladas por seu aroma e sabor agradáveis. É calmante, alivia problemas respiratórios e irritações da pele.

Manjerona: seu óleo é usado como antiespasmódico. Também costuma ser usada para afastar insetos. Seu uso protege contra as pragas e ventos ruins, também estimula o sono e afasta dores de cabeça.

Vassourinha: planta da família das Malváceas que pode atingir até 60cm de altura. Ajuda em problemas femininos como regularização da menstruação e equilíbrio dos hormônios. Também protege ouvidos e dentes. Dizem os místicos que essa planta "varre" para longe toda a vibração negativa.